Tuesday, August 9, 2011

Quando trocar o �leo do motor

A maior parte dos problemas apresentados nos motores � causado por falta de cuidados com o �leo. � que �s vezes a economia sai cara pois muitos propriet�rios acabam deixando de trocar o �leo no prazo estipulado pelo fabricante ou at� mesmo substituindo o �leo de forma incorreta.



O que muitas pessoas n�o sabem � que a troca de �leo n�o � t�o simples assim. Ao completar o n�vel do lubrificante, deve-se considerar a marca, tipo e viscosidade. Ao adicionar �leo com aditivos diferentes do que j� est� no motor, ele se deteriora imediatamente. Misturar lubrificante sint�tico com mineral � ainda mais prejudicial para o motor.



Para saber qual tipo de �leo utilizar consulte o Manual de propriet�rio ou veja nos postos de troca � tabela de recomenda��o.



Muitas pessoas pensam que o n�vel de �leo ideal � fica no tra�o superior, mas n�o, o correto � que o n�vel fique entre os dois tra�os, nem para baixo nem para cima. Pois estando abaixo do m�nimo o motor pode ficar prejudicado por falta de lubrifica��o e ficando acima pode prejudicar o motor por muita press�o, causando vazamentos podendo at� sujar velas, v�lvulas entre outras pe�as.



O n�vel do �leo baixa um pouco devido �s folgas do motor, isso � normal. Assim, enquanto n�o chega a hora de trocar o �leo, deve ir completando o n�vel.



Obs: Deve-se verificar sempre o n�vel do �leo e n�o deixar ficar baixo (o ideal � verificar pelo menos uma vez por semana).

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