Wednesday, February 9, 2011

Quando trocar o kit de embreagem.

Muitos devem estar se perguntando mas que neg�cio � esse de embreagem? Bom, explicando de uma forma bem simples, a embreagem faz a liga��o do motor com a caixa de marchas que por sua vez s�o ligadas a rodas. Cada vez que voc� aciona o pedal de embreagem o disco se desliga do plat� (veja a figura a baixo do conjunto de embreagem) e o motor n�o manda mais �for�a� para a caixa de marchas.



Bom ta legal, mas quando este kit de embreagem deve ser substitu�do? Quando o sistema de embreagem esta com seus dias contados ele come�a a dar alguns sintomas o principal
sintoma � a dificuldade em acion�-la. O pedal fica pesado e voc� tem que fazer uma certa for�a para acion�-lo. O carro fica com mais dif�cil para arrancar, principalmente em subidas, muitas vezes o carro trepida, a troca de marchas se tornar um suplicio, as famosas "arranhadas" tornam-se mais freq�entes. Al�m disso, o conjunto emite ru�dos estranhos quando o motorista pisa no pedal.

O kit de embreagem geralmente tem que ser substitu�do quando estes sintomas acima s�o apresentados, o recomendado � que se troque disco, plat� e rolamento, muitas vezes n�o � necess�ria a troca do conjunto todo (porem conv�m). E muitas vezes surge mais alguma pecinha que n�o estava no planejado, como um cabo de embreagem por exemplo.

Dicas para aumentar a vida �til do conjunto de embreagem

Geralmente a viva �til da embreagem gira em torno de 80 mil km, se bem utilizado, para atingir esta marca pode ser tomado os seguintes cuidados. N�o dirigir com o p� apoiado no pedal da embreagem. Os sistemas geralmente trabalham com uma folga que gira em torno de 10 mm (1 cm), mas os motoristas geralmente ultrapassam esse limite. Ao apoiar o p� no pedal, o motorista estar� pressionando o diafragma do plat� e abrindo o sistema de embreagem. Com isso, o disco vai come�ar a escorregar. Ao patinar, vai superaquecer o sistema e provocar desgaste prematuro do material de atrito; Outros fatores que podem acelerar o desgaste da embreagem (e de outros itens do carro) s�o: carregar peso al�m dos limites do ve�culo e ficar sempre com marcha engatada ou fazer "controle de embreagem" em subida.

Fonte

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