Monday, September 13, 2010

Como ajustar os espelhos retrovisores

Voc� sabe como os espelhos retrovisores devem ser ajustados para uma melhor visualiza��o e seguran�a? Segue algumas dicas de como regular seus retrovisores.

O posicionamento para o espelho retrovisor interior � bastante �bvio - voc� deve ser capaz de ver para fora da janela da retaguarda. Certifique-se de que o dia / noite switch encontrado na maioria dos rearview espelhos � o dia em posi��o durante a opera��o diurna.

Maneira correta de ajustar o espelho retrovisor
Segundo Fel�cio Schilingovski F�lix, analista t�cnico do Cesvi (Centro de Experimenta��o e Seguran�a Vi�ria), o importante no momento de se ajustar os espelhos � obter melhor vis�o perif�rica, aumentando o �ngulo de vis�o. "Os espelhos retrovisores externos tanto direito quanto esquerdo devem ser ajustados de modo a se enxergar o m�nimo poss�vel das partes laterais do carro. Olhando de cima, os retrovisores est�o em �ngulo de 90 graus. � medida em que fecha este �ngulo, diminui a vis�o lateral e se enxerga mais o carro e menos o lado externo. O certo para se ajustar corretamente o retrovisor �, partindo de um �ngulo mais aberto, onde n�o se veja nada do autom�vel, fechar gradativamente. Quando se come�a a enxergar um pouquinho do ve�culo, � preciso voltar e a partir da� enxerga-se o ambiente externo. Tem que enxergar o m�nimo poss�vel da lateral e o m�ximo poss�vel da �rea refletora do meio externo. Uma boa rela��o de vis�o com o retrovisor significa que tem uma �rea cega, sempre vai ter, mas se consegue ter bom alcance visual, um bom campo de vis�o para conduzir o carro", explica.

Desnecess�rio
O analista t�cnico destaca que a visualiza��o da lateral do autom�vel diminui o �ngulo de vis�o do condutor, sendo completamente desnecess�rio. "N�o � necess�rio porque o m�nimo de �rea que vai se dedicar para ver o ve�culo diminui o campo de vis�o e aumenta o risco em manobra. O retrovisor � um componente passivo, que n�o vai produzir nenhum tipo de efeito no tr�nsito. O espa�o ao lado, exterior do carro, onde possa estar ocorrendo aproxima��o de outro ve�culo e havendo risco, tanto quanto antes enxergar, melhor. Para isso, � necess�rio maior visualiza��o da parte perif�rica lateral do ve�culo, mas n�o a lateral do mesmo", afirma.

F�lix conta ainda que j� foram comprovados em estudo que o ajuste incorreto dos retrovisores externos ampliam as �reas cegas do motorista em rela��o ao ambiente, aumentando os riscos de acidente. "Existem estudos que mostram que um ajuste malfeito de retrovisor pode dobrar a �rea cega. O ajuste correto, ainda que n�o elimine os pontos cegos, reduzem os riscos em situa��o de manobra. O motorista tem assim uma no��o perif�rica de tudo que ocorre ao redor do autom�vel de forma satisfat�ria. Uma coloca��o errada dos retrovisores pode reduzir pela metade a visibilidade e exp�e risco de acidentes em manobras no tr�nsito. Vendo ve�culos e motos que pudessem ser atingidos involuntariamente, se o retrovisor tivesse sido ajustado corretamente, permitiria um campo de vis�o e visualiza��o melhores", finaliza.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...