Friday, May 14, 2010

�gua do Radiador (sistema de arrefecimento)

Antigamente a maior preocupa��o era refrigerar os motores, at� porque do calor gerado pela queima do combust�vel, apenas � era usado como for�a de trabalho, e os outros � eram dissipado pelo sistema de refrigera��o. Devido as mudan�as em suas caracter�sticas, o sistema de refrigera��o, como era chamado, passa a ser sistema de arrefecimento, e a �gua do radiador passou a ser chamada de solu��o arrefecedora (�gua + aditivo).

Como podemos observar os motores modernos trabalham mais quentes, reaproveitando parte do calor que antes era eliminado pelo sistema de refrigera��o. Foi constatado pela engenharia que os motores mais quentes sofrem menos desgaste, j� que as ligas met�licas que comp�em estes motores atingem seu ponto m�ximo de dilata��o, com isso reduzem os atritos e sofrem um desgaste menor.

O radiador automotivo, faz parte do sistema respons�vel pelo resfriamento da �gua que circula pelo bloco do motor, fazendo com que a temperatura n�o exceda os limites aconselh�veis para o bom funcionamento do motor.
A temperatura ideal para a �gua � de 70� C nos motores � gasolina e de 80� C nos motores � �lcool e � diesel.
A �gua quente que sai do bloco do motor, circula for�adamente pelo interior dos tubos do radiador, onde � resfriada.
Essa �gua � resfriada porque atrav�s do bloco, � for�ada a circula��o de ar, atrav�s de um ventilador. Usualmente, em autom�veis e caminh�es, o ventilador trabalha succionando o ar para aproveitar o efeito do movimento do ve�culo.

Quando a temperatura excede o limite, pode ocorrer:
  • Dilata��o dos componentes m�veis, causando aumento do atrito, chegando a bloquear o movimento.
  • Superaquecimento dos materiais aplicados na constru��o do motor, que podem se dilatar.
  • Deterioriza��o do �leo lubrificante.
  • Aumento da press�o no motor, podendo romper uma mangueira, tampa ou a boca do radiador.
Resumindo, o radiador � usado para que em conjunto com o sistema de bombeamento de �gua e do fluxo de ar, que � gerado por uma h�lice, seja capaz de dissipar para o ambiente o calor gerado pelo motor.

Para o bom funcionamento do Sistema de Arrefecimento de seu ve�culo:

1 - Prolongue a vida do radiador utilizando fluido/aditivo: Consulte o manual do propriet�rio de seu ve�culo.

2 - A troca do fluido/aditivo deve ser realizada a cada 6/12 meses.
Aten��o: Fluido/aditivo vencido trabalha contra o sistema.

3 - Verifique constantemente o n�vel de �gua do radiador , n�vel baixo de �gua pode significar vazamento. Verifique: radiador, mangueiras, abra�adeiras, tampa do reservat�rio e a bomba d��gua).

Aten��o: Evite completar �gua com o radiador quente.

4 - Vazamento de �gua gera perda de press�o do sistema, com isto, o motor trabalha mais, o consumo de combust�vel aumenta e o ve�culo perde rendimento.

5 - Para fazer a limpeza do sistema, o ideal � retirar do local o radiador e o reservat�rio de �gua e lav�-los com produtos especiais.

6 � � importante trocar a �gua do bloco do motor quando realizar a limpeza do sistema.

7 - Temperatura do ve�culo acima do normal, pode ser problema do sistema de arrefecimento.
Aten��o: Evite andar com o carro nesta ocasi�o.

Aten��o: Dicas para ve�culos normais e intercoolados.

A falta de uso de aditivo causa, principalmente:

  • Travamento da v�lvula termost�tica;
  • Ressecamento das mangueiras;
  • Forma��o barrosa no radiador, provocando o entupimento e causando fervura.A fervura, causa superaquecimento e pode resultar no empenamento do cabe�ote, causando perda de pot�ncia. Tamb�m queima a junta do cabe�ote e compromete o consumo de gasolina.

Principais motivos de mau funcionamento
1 - Entupimento da tubula��o, causado pelo ac�mulo de ferrugem trazida do bloco do motor ou pela utiliza��o de �gua com impurezas ou por aditivo vencido.
2 - Entupimento das aletas, causado pelo ac�mulo de part�culas s�lidas, tais como: insetos, poeira, folhas, serragem, etc.
3 - Mau funcionamento da v�lvula termost�tica, ocasionando perda indevida de �gua/fluido e conseq�entemente aumento de temperatura.
4 � Tampa do reservat�rio de �gua com problema, ocasionando perda de �gua e press�o do sistema.
5 � Mangueiras/abra�adeiras provocando vazamento de �gua/fluido e perda de press�o.
6 � Bomba d� �gua com vazamento ou com problema, ocasionando falta de circula��o da �gua/fluido e conseq�entemente aumento da temperatura.



Fonte

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