Monday, October 26, 2009

Escoria��es - 7� parte

Leia tamb�m a 1� parte, 2� parte, 3� parte, 4� parte, 5� parte e 6� parte


3 - Carbura��o

Um outro componente do motor que pode causar-lhe engripamento ou escoria��es, devido a falhas de funcionamento, regulagem ou opera��o � o carburador.

Se este for regulado para proporcionar uma mistura ar/combust�vel muito rica (ou se deixar o afogador puxado por muito tempo ou se o afogador autom�tico estiver emperrado), os cilindros poder�o ficar virtualmente inundados de combust�vel que, por n�o ser totalmente queimado, ir� �lavar� o �leo lubrificante das paredes dos cilindros, permitindo que os an�is mantenham contato de �metal com metal� com as mesmas. Disso resultar�o o aumento de atrito, eleva��o de temperatura e prov�veis engripamento ou escoria��es dos an�is e cilindros.

Observa��o: Ap�s executar-se a revis�o de um carburador n�o deve-se esquecer de revisar os demais componentes do sistema de combust�vel, tais como tubos, filtros, tanque e bomba pois a sujeira ou ferrugem que l� se encontram podem desprender-se e ir alojar-se no carburador, prejudicando todo o servi�o de revis�o que foi feito.

Al�m disso, � interessante, tamb�m, examinar a bomba de combust�vel para ver se est� operando na press�o e vaz�o adequadas, bem como verificar se n�o existem vazamentos nos coletores de admiss�o.

4 � Regulagem da igni��o

a regulagem do ponto de igni��o influi bastante na economia de combust�vel, no desempenho e na vida �til do motor, devendo, portanto, ser verificada por meio de equipamento adequado de an�lise de igni��o, n�o s� em marcha lenta mas tamb�m em rota��es mais altas, para se conhecer o comportamento do motor em todas as faixas de rota��o.

Uma igni��o muito avan�ada, pode provocar detona��o, que danificar� seriamente os pist�es e an�is e, por outro lado, uma igni��o atrasada provocar� uma perda de pot�ncia e alto consumo de combust�vel, da� advindo a necessidade de uma regulagem no ponto exato e de uma inspe��o peri�dica em todo o sistema de igni��o.

Ao examinar o sistema de igni��o, comece por verificar a carga da bateria e o estado dos cabos el�tricos, pois o ponto correto da igni��o s� poder� ser obtido se o sistema de igni��o receber corrente com voltagem suficiente.

Nessa verifica��o carregue ou substitua a bateria se for necess�rio, limpe a corros�o da caixa e dos terminais da bateria e aperte ou substitua os cabos se for necess�rio.

Remova a tampa do distribuidor e examine se a tampa e o rotor n�o est�o lascados, rachados ou se t�m partes carbonizadas que poderiam permitir perdas de corrente de alta tens�o para a massa.


Tampa do distribuidor rachada

Faca testes, tanto com avan�o centrifugo como com o avan�o a v�cuo do distribuidor em um aparelho apropriado para testes de distribuidor, de acordo com as instru��es fornecidas pelo fabricante do equipamento.

Substitua os platinados queimados ou corro�dos e ajuste a abertura do platinado.

Examine e ajuste a tens�o da mola do bra�o interruptor do platinado de acordo com o exigido.

Lubrifique o exc�ntrico e a bucha do bra�o interruptor do platinado.

Examine cuidadosamente todos os fios e liga��es de baixa e alta tens�o e substitua os fios ou ajuste as liga��es quando for necess�rio.

Examine as velas de igni��o e fa�a a sua limpeza, regule as aberturas e substitua-as quando for necess�rio, assegurando-se de que sejam instaladas no motor velas com faixa t�rmica adequada.

Examine a bobina de igni��o e o condensador com equipamento de teste adequado.

Observa��o: Ap�s a remontagem do motor, verifica-se o ponto de igni��o antes de funcion�-lo para o amaciamento.

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