Tuesday, January 27, 2009

Cuidados com ar-condicionado do seu ve�culo

Quando chega o ver�o � que muitos lembram que o carro tem ar-condicionado (ou como faz falta um ar-condicionado no carro) e ao ligar percebe-se que ele j� n�o funciona mais como deveria. Especialistas respondem muitas duvidas que surgem a esse respeito. Veja abaixo:

Tenho um Corsa 1.0 sedan 2000, quando ligo o ar tem um sistema tipo um rele que atraca e diminui o rendimento do ve�culo. O consumo de combust�vel aumenta usando o ar dentro da cidade e na estrada em torno de quantos por cento?
- Sidney

O consumo de autom�vel aumenta com a utiliza��o do ar-condicionado, mas o fator preponderante � a forma de condu��o. Se o motorista n�o imprime fortes acelera��es, se n�o estica as marchas demais e n�o pisa no acelerador sem necessidade, o consumo vai ser menor. Quanto ao condicionador de ar, o seu compressor � ligado ao motor do carro por meio de correias, que por sua vez retira do motor algo em torno de 8 a 15 cavalos de pot�ncia.

O ar-condicionado do meu carro parece n�o resfriar o suficiente. Quando ligado, ele solta um ar gelado, mas n�o chega a ficar totalmente fresco dentro do ve�culo, principalmente para quem viaja no banco traseiro. J� troquei o g�s e n�o resolveu. O que pode estar acontecendo?
- Eliane, Curitiba (PR)

A manuten��o peri�dica do equipamento � que vai garantir seu correto funcionamento. No seu caso, leve o carro a uma empresa especializada em ar-condicionado e pe�a para fazer uma inspe��o geral. N�o basta completar o g�s refrigerante, tamb�m � preciso verificar se n�o h� vazamentos no aparelho.

Comprei um Palio ano 1999/2000, motor 1.0. Ele veio equipado com ar-condicionado, mas este ar n�o � de fabrica. Gostaria de saber se o carro fica comprometido com este equipamento.
- Cidney

O ar-condicionado � um equipamento em que a instala��o n�o � recomendada fora da f�brica. Isso porque pode ocasionar diversas adapta��es que, com o tempo, comprometem algum componente ou mesmo a durabilidade do equipamento. O mais comum � a infiltra��o de �gua no interior do ve�culo, al�m de problemas el�tricos, j� que conforme a adapta��o, mesmo em concession�rias, pode ser utilizada pe�a paralela. Um bom exemplo � a correia do alternador, que tamb�m vai girar o compressor. Em algumas instala��es fora da f�brica, a correia utilizada patina e n�o aciona adequadamente o alternador, que por consequ�ncia n�o carrega a bateria corretamente. O final disso tudo � que o motorista pode ficar na m�o.

Com chuva, uso normalmente o ar e o desemba�ador traseiro?
- Fernando Fortes

Exatamente. Em dias de chuva, o uso do condicionador de ar pode ser normal. Lembre-se apenas de alternar a sa�da do ar e direcionar para o p�ra-brisa por um determinado tempo e depois para o interior do carro. Fique atento quando a sa�da de ar estiver direcionada para o p�ra-brisa. Nessa posi��o o recirculador de ar fica desativado, assim, se estiver atr�s de um caminh�o, vai entrar aquela fuma�a desagrad�vel. J� o desemba�ador s� ligue quando o vidro estiver realmente emba�ado. Alguns minutos depois desligue. Isso prolonga a vida �til do desemba�ador traseiro.

O ar-condicionado possui varias faixas de temperatura, o consumo de combust�vel aumenta quando este est� na posi��o frio m�ximo e diminui quando est� no frio m�nimo ou m�dio?
- Reginaldo Raposo

O uso do ar-condicionado aumenta sim o consumo de combust�vel, mas o compressor do ar-condicionado dos carros funciona de forma constante, de modo que, independente da velocidade escolhida, o consumo de combust�vel ser� o mesmo.

Fonte

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