Monday, November 17, 2008

Consumo de �leo � 2� Parte

Se voc� n�o leu ainda a 1� parte do Consumo de �leo em Doutor em motores clique aqui.

Locais de Vazamento de �leo

O �leo pode valar atrav�s de uma junta ou de uma conex�o met�lica, dentro do circuito de �leo que n�o forme uma perfeita veda��o.

A presen�a de �leo na carca�a da embreagem, em volta do Carter, na bomba de combust�vel, nas beiradas das tampas de v�lvulas, nos condutores externos de �leo, no alojamento do eixo do distribuidor, ou junto ao filtro de �leo, geralmente indica vazamentos pr�ximos a esses pontos que podem ser vistos na figura abaixo.



Locais para serem examinados quando a vazamentos externos.

Vazamentos Internos

Al�m dos vazamentos externos, um motor poder� estar consumindo �leo pela pr�pria penetra��o (e queima) desse �leo na c�mara de combust�o por seis vias:

1 � Devido a um defeito na v�lvula de ventila��o do carter.
2 � Devido a entupimento do tubo de ventila��o do Carter.
3 � Atrav�s de vazamentos pelos retentores do superalimentador em motores diesel.
4 � Atrav�s de vazamentos na junta da tampa de v�lvulas (motores 352)
5 � Atrav�s das guias de v�lvulas.
6 � Atrav�s dos pist�es e an�is.

Uma prova de fuma�a mostrar� se o �leo esta sendo desperdi�ado atrav�s de uma ou mais dessas seis vias. Felizmente, todas as seis vias de vazamento dificilmente se apresentar�o simultaneamente num s� motor.

Exame da fuma�a

A fuma�a cinza-azulada que sai do escapamento indica que o �leo esta entrando nas c�maras de combust�o e queimando-se a� na tubula��o de escapamento. Pode-se fazer um exame de fuma�a para determinar se o �leo esta sendo consumido dessa forma.
Fuma�a cinza-azulada

Como proceder ao exame da fuma�a:
1 � Aque�a o motor.
2 � Deixe funcionar em marcha lenta durante tr�s a cinco minutos. Acelere, ent�o, rapidamente e verifique a fuma�a que sai do escapamento. Repita se for necess�rio.

Fuma�a cinza-azulada, indica queima de �leo, como foi dito anteriormente.

N�o confunda fuma�a preta que � sinal de mistura rica ou com fuma�a branca que � condensa��o de vapor. Outro ponto a se observar � que durante a desacelera��o ocorre um forte v�cuo na tubula��o de admiss�o e nos cilindros. Nesses condi��es, alguns motores expelem alguma quantidade de fuma�a cinza-azulada, sem que haja consumo excessivo de �leo.Fuma�a preta.

Fuma�a branca.

� extremamente importante, portanto, para se fazer um diagn�stico correto, que o volume de fuma�a seja cuidadosamente verificado. Uma nuvem densa de fuma�a cinza azulada � sinal positivo de que h� um excesso de �leo queimando nas c�maras de combust�o.

Um teste de estrada proporcionar� provas mais positivas quando o diagnostico acima for duvidoso ou amb�guo. Ent�o fa�a o seguinte:
- Dirija o carro a uma velocidade regular de 60 km/h. em seguida tire o p� do acelerador e deixe o carro continuar p�lo impulso. Observando se h� escapamento de fuma�a cinza-azulada durante a desacelera��o.
- Quando atingir 30 km/h, pise novamente no acelerador. Ao mesmo tempo observe se o escapamento solta uma grande baforada de fuma�a cinza-azulada.

Procedendo desta forma voc� poder� afirmar com seguran�a se um motor esta queimando �leo ou n�o.

Clicando aqui voc� pode ler a 3� parte

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