Monday, October 13, 2008

Os An�is de pist�o - 7� parte

Vamos ent�o para a 7� dos an�is de pist�o se voc� n�o ainda n�o leu a 1� parte, 2� parte, 3� parte, 4� parte, 5� parte e 6� parte pode ler clicando nos links (recomendado), Ent�o vamos em frente.

Materiais para an�is de pist�o

Metal base


Alem dos formatos e perfis especiais, os an�is s�o produzidos com materiais especiais para cada tipo de aplica��o.

Quando selecionamos o material (metal base) para um anel, os seguintes fatores devem ser considerados:

- deve ter boas condi��es de trabalho tanto com lubrifica��o adequada como inadequada.
- Deve ter boas propriedades el�sticas, principalmente em altas temperaturas.
- Deve ser bom condutor de calor.
- Deve ter uma boa resist�ncia � quebra por fadiga.

O metal base mais comumente utilizado � o ferro fundido cinzento mas, dependendo do caso, em fun��o de exig�ncias especificas de determinadas aplica��es, s�o tamb�m utilizados ferro fundidos nodulares, ferros fundidos de alto teor de liga e a�os.

Tratamentos Superficiais

Os tratamentos superficiais melhoram as condi��es de assentamento dos an�is no inicio de funcionamento dos motores e d�o uma maior prote��o contra a corros�o.

Tipos de tratamentos superficiais:

1 � Fosforiza��o: Atrav�s de um banho qu�mico, a superf�cie do anel envolvida por uma camada de cristais de fosfato de mangan�s.
Esta camada se desgasta mais facilmente que o material do anel, proporcionando um assentamento mais r�pido e, como a mesma � porosa, ret�m �leo lubrificante evitando a escoria��o no in�cio de funcionamento.
O anel fosfatizado apresenta-se com uma colora��o escura.

2 � Ferroxida��o: Pelo aquecimento dos an�is em atmosfera �mida, h� uma oxida��o controlada da superf�cie do anel, formando um �xido de ferro de apar�ncia cinza-azulada. O oxido de ferro sendo extremamente duro, proporciona um assentamento r�pido nas primeiras horas de funcionamento, sem perigo de escoria��o.

3 � Estanhagem: Por uma eletrodeposi��o met�lica, a superf�cie do anel somente a fece de trabalho � envolvida por uma camada de estanho que tem propriedades lubrificantes que auxiliam no in�cio de funcionamento.

Cobertura ou revestimento

Al�m dos tratamentos superficiais, para aumentar a durabilidade dos an�is e dos cilindros, as superf�cies de trabalho dos an�is tamb�m podem ser protegidas com camadas de material resistente ao desgaste e ao calor.

Os tipos de revestimentos utilizados s�o:

Camada de cromo

Uma camada de cromo eletrodepositada na superf�cie de trabalho do anel confere-lhe uma excelente resist�ncia ao desgaste, bem como uma boa resist�ncia a escoria��es.

Apresenta as seguintes propriedades:

- alta dureza.
- alto ponto de fus�o (aproximadamente 1800�C).
- boa condutividade t�rmica e boa resist�ncia � corros�o.
- Baixo coeficiente de atrito com o ferro fundido utilizado na fabrica��o de camisas.

As superf�cies dos an�is cromados s�o lapidadas de modo a apresentar-se totalmente lisas ou com pequenas ranhuras.

Em geral utiliza-se o cromo nos an�is de 1� canaleta, que � a mais solicitada, e tamb�m nos an�is de �leo devido as suas elevadas press�es contra as paredes dos cilindros.

Quando o motor esta sujeito a muita poeira e part�culas abrasivas, todo o conjunto de an�is deve ser cromado.

A resist�ncia ao desgaste de um anel cromado � tr�s vezes maior do que um anel sem cromo e pode diminuir o desgaste do cilindro em 50%.

Update: A 8� parte de Aneis de pist�o j� esta no ar

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