Tuesday, July 22, 2008

Hypermotard 1100 S

Especialista em motos esportivas, a italiana Ducati virou uma esp�cie de s�mbolo de modelos sofisticados e de alto desempenho. Um mundo no qual transita com bastante intimidade, vencendo inclusive o Mundial de Motovelocidade, contra gigantes japoneses, demonstrando que nem sempre o maior pode ser o melhor. Com o lan�amento do modelo Hypermotard 1100, que mescla caracter�sticas de asfalto e de fora-de-estrada, a Ducati entrou em um segmento que at� ent�o n�o havia explorado e provou que tamb�m pode se aventurar em outros mundos.

O modelo Hypermotard foi apresentado pela primeira vez no 63� Sal�o de Mil�o, em 2005, ainda como moto-conceito, equipada com motor de 1.000cm�, e fez tanto sucesso que foi eleita pelos visitantes (de todas as partes do mundo) como o mais belo modelo da feira. A sinaliza��o do p�blico e a repercuss�o positiva foram a senha para a montadora acelerar sua produ��o em s�rie, que foi anunciada apenas um ano depois, exatamente no 64� Sal�o de Mil�o, de 2006, com a moto sendo comercializada no in�cio de 2007.

Evolu��o
O motor, herdado do modelo Multistrada, saltou para 1.100 cm� (exatos 1.078 cm�) e conserva a tradicional arquitetura da marca, com dois cilindros em V, inclinados em 90 graus e dispostos em L, refrigera��o a ar e o famoso comando de v�lvulas desmodr�mico, equipado com inje��o eletr�nica, que fornece 90 cv a 7.750 rpm e um torque de 10,5 kgfm a 4.750 rpm. O conjunto fica propositalmente exposto, seguindo a filosofia supermotard de aliar a versatilidade das fora-de-estrada com o desempenho das esportivas.

O visual tem a tradi��o da badalada escola italiana de design, com formas elegantes, que mistura conceitos retr�s e futuristas, al�m de escapes de sa�da alta. O p�ra-lamas dianteiro lembra o cap� de autom�veis antigos, mas o painel e as setas no largo guid�o, com leds, caracterizam a vanguarda. O modelo tem dimens�es compactas e um quadro com a marca registrada da Ducati, constru�do em tubos treli�ados. O desenho do modelo, por�m, tem uma curiosidade globalizada. Foi elaborado pelo franc�s Pierre Terblanche, que tamb�m assina outros modelos da marca.

Exclusiva
Este ano, a Ducati preparou uma vers�o do modelo ainda mais exclusiva, batizada de S, que conserva as caracter�sticas visuais da Hypermotard pioneira, mas, a exclusiva op��o de pintura negra, al�m de incorporar novos elementos t�cnicos. A suspens�o dianteira � uma Marzocchi invertida, com tubos de 50 mm de di�metro e tratamento antiatrito e 165 mm de curso. A suspens�o traseira � uma profissional Ohlins, com 141 mm de curso, ancorada em balan�a monobra�o de alum�nio. Ambas totalmente regul�veis.

A velocidade final passa dos 220 km/h e, para brecar, a nova 1100 S ganhou uma pin�a de freio dianteiro Brembo, do tipo monobloco, de ataque radial, com quatro pist�os que mordem dois discos de 305 mm de di�metro, herdada da 1098 Superbike. As rodas, aros 17 polegadas, cal�adas com pneus esportivos, agora s�o Marchesini, com pintura preta e filete vermelho, em liga superleve, com economia de 2 kg. A nova 1100 S tamb�m usa v�rias partes em fibra de carbono, que reduziu o peso a seco para 177 kg. A Ducati � importada oficialmente para o Brasil, mas ainda n�o foram definidos datas e pre�os para a Hypermotard 1100 S.

Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...